quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Roteiro de um Pré-Projeto


Como fazer um roteiro de um pré-projeto de pesquisa





O tamanho ideal de um pré-projeto são cinco páginas (ou 7 mil toques) 



Muitas IES exigem do candidato a uma vaga na pós-graduação a apresentação de um pré-projeto de pesquisa, elemento que fará parte do processo de seleção. Enquanto algumas explicitam item por item o que deve constar neste documento, outras deixam a tarefa totalmente a cargo do interessado. Para auxiliar os que se encontram neste segundo grupo, a Universia Brasil elaborou um roteiro básico. 

O tamanho ideal de um pré-projeto são cinco páginas (ou 7 mil toques). É importante lembrar que as informações apresentadas devem ser usadas como uma referência e que, obviamente, todas as eventuais exigências especificadas pela IES devem ser incluídas. 

Confira a seguir o roteiro para um pré-projeto de pesquisa em pós-graduação: 

Introdução

A apresentação do tema. Deve contar como se chegou a este "questionamento" e porque e de onde ele surgiu. A a explicação do porquê a inquietação em questão existe. 

Justificativa

A justificativa deve descrever o porquê se deseja pesquisar este tema 

Metodologia e procedimentos

Este é o espaço para informar como se pretende realizar a pesquisa na prática. O primeiro item - Metodologia - refere-se a como será feita a obtenção dos dados necessários. Por exemplo: Um pesquisador em Educação que queira estudar "A aprendizagem de matemática por crianças que vivem em acampamentos de Sem-Terra" deverá explicitar como pretende recolher os dados de sua pesquisa. 

Pode ser que julgue necessário assistir as aulas ministradas em um acampamento. Pode considerar necessário conversar com a professora que dá as aulas. Ler o que já foi escrito sobre o assuntotc. Tudo isso deverá ser descrito como Metodologia. O segundo item - Procedimentos - deve explicar como se pretende recolher e reter estes dados obtidos. No exemplo usado acima: o pesquisador pode querer filmar as aulas, gravar as conversas, escrever um diário de pesquisa, etc. 

Referênciais teóricos

Este é, geralmente, o ponto que apresenta maior dificuldade para os iniciantes em pesquisa e que será revisto e redirecionado no momento de se elaborar o projeto final. Deve indicar como se pretende analisar os dados encontrados. Eles serão trabalhados à luz de qual autor, de qual linha de pensamento, de qual proposta de estudo? Deve-se ter referências de pensadores que já se dedicaram ao tema para se poder adicionar dados novos, rebater ou reforçar o que tinha sido defendido anteriormente. 

Bibliografia

Devem ser listadas as referências bibliográficas utilizadas para escrever o pré-projeto







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavrões não são permitidos!!!