sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Resenha




                                              Como fazer uma Resenha


A elaboração de uma resenha (conhecida também por recensão) é sempre uma tarefa árdua para as pessoas, já que há uma grande dificuldade em diferenciar resumo de resenha. Para isso, o nosso primeiro passo, será explicar a diferença existente entre os dois tipos textuais. 


O resumo é a diminuição de um texto ou obra que consiste em abordar o foco principal do assunto. Sendo assim, o resumo é um texto que diz o essencial para o entendimento. 
            

Já a resenha, é um trabalho de síntese que possui como objetivo principal expor uma crítica ou uma avaliação de livros, artigos, filmes e de trabalhos. 


Agora que já vimos a diferença entre resenha e resumo, vamos conhecer os tipos de resenhas. 

Tipos de Resenhas

As resenhas se dividem em: resenha acadêmica, resenha crítica, resenha temática e resenha descritiva. Há também as resenhas de livros e de publicações periódicas, que são mais encontradas em revistas e jornais. Portanto, as resenhas se dividem de acordo com aquilo que se quer passar. Porém a sua elaboração acontece de um modo bastante padronizado. Vejamos: 

1º Passo:

Apresentar as Referências Bibliográficas. Exemplo: Eco, Umberto, Como se faz uma tese em Ciências Humanas, 6.ª edição, Lisboa, Editorial Presença, 1995. 

2º Passo:

Apresentar a obra de que está sendo feita a resenha. Nas linhas introdutórias, procure elucidar ao seu leitor, qual obra está sendo resenhada e o seu assunto principal. 

3º Passo:

Escreva um pequeno resumo sobre a obra (tema, livro) apresentada e insira suas opiniões, críticas ou avaliações no decorrer de cada parágrafo. Em poucos parágrafos (varia de acordo com o tamanho da obra) apresente as idéias principais da obra. De preferência, fazer em forma seqüencial (se a obra for dividida em capítulos). 

4º Passo:

Faça uma conclusão. Exponha o que você concluiu ao fazer a leitura da obra. (Utilize apenas um parágrafo)

5º Passo:

Mostrar as fontes de onde você consultou. Exemplo: Araújo, Emanuel, A Construção do Livro: Princípios da técnica de editoração, Rio de Janeiro, Nova Fronteira/INL, 1986, ISBN 85-209-1042-4 

6º Passo:

Identifique-se. Escreva seu nome, sua faculdade, seu curso e a cidade (coloque essa identificação no final da resenha e alinhe na direita). 


Como fazer Referências Bibliográficas


Há diversas formas de se fazer uma bibliografia de um trabalho. Aqui iremos listar as formas mais utilizadas. 


Para livros e folhetos usa-se:


Formato Convencional


AUTOR. Título: subtítulo. Edição. Local (cidade) de publicação: Editora, data. Número de páginas ou volumes. (Nome e número da série). 


Exemplo:

CERVO,A.L.;BERVIAN, P.A. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários.2.ed.São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978.144 p. 


Formato Eletrônico

AUTOR. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação. Descrição física do meio eletrônico (disquete, CD-ROM etc.) ou Disponível em:

CARROL, Lewis. Alice´s Adventure in Wonderland. Texinfo ed.2.1. Dortmund, Germany: Wind Spiel, Nov.1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavrões não são permitidos!!!